sexta-feira, 31 de maio de 2013

A importância da leitura e escrita na aprendiazagem da matemática.

Cursistas:
José Antonio, José Oswaldo, Jussany, Kátia, Kleber, Leandro, Luzia

O professor quando ensina, precisa despertar no aluno o gosto e sabor pela leitura. Desenvolver nele a capacidade de imaginar a situação colocada no texto. Os exercícios de associação devem valorizar as experiências vivenciadas por ele. Adequar o ambiente de ensino ao cotidiano do aluno possibilita ao mesmo se sentir a vontade e interagir com naturalidade. Pois o aluno é ativo no seu meio e se fecha no ambiente escolar. (K. Antoniassi)
O aluno deve adquirir tanta experiência pelo trabalho independente quanto lhe for possível. Mas se ele for deixado sozinho, sem ajuda ou com auxilio insuficiente, é possível que não experimente qualquer progresso. Se o professor ajudar demais, nada restará para o aluno fazer. (G. Polya)
As situações de aprendizagens devem ser colocadas com o intuito de despertar a curiosidade do aluno, assim o mesmo sentirá necessidade de participar e produzir conhecimentos que posteriormente serão organizados, corrigidos e formalizados com a intervenção do professor.
Um situação de aprendizagem proposta não deve apenas se exaurir por si só, em uma busca singular ao objetivo, mas provocar no aluno questionamentos sobre o seu significado, a sua generalização, utilidade, padronização e servir de parâmetro para outros casos. (K.  Antoniassi).


 

4 comentários:

  1. Muito bom texto, realmente o papel da leitura na matemática, desperta no aluno o interesse de se imaginar vivendo a situação apresentada pelo texto, tendo o tempo e o espaço adequado ao seu cotidiano, facilitando assim sua aprendizagem. Saber a dose da intervençao por parte do professor também contribui, não podemos deixá-los sozinhos e nem ajudar demais, podando assim a possibilidade de crescimento pessoal do aluno, eu diria que o professor deve funcionar como um mediador entre o aluno e o conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia fazer despertar no aluno o gosto pela leitura é uma tarefa bastante árdua, principalmente para nós que trabalhamos com a área de exatas. Estou introduzindo no conteúdo de algumas turmas a história da matemática, e estou tendo resultados bastante positivos. Antes de iniciar qualquer conteúdo eu conto um "conto". sobre aquele determinado assunto, eles então pesquisam na internet curiosidades para serem discutidas em sala de aula.Percebo que com isso eles começam a olhar a matemática com outros olhos e passam a ter mais entusiamo nas aulas. Esta semana montei um teatro com os alunos contando a vida de Baskara, 90% da sala participou e no final da semana todos já haviam memorizado a fórmula. Fiquei muito satisfeita com este resultado.
    Profª Kátia.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela elaboração do blog, as contribuições são fundamentais para alimentar o blog,pelos depoimentos de leitura e escrita observamos o quanto o professor e a família são importantes para o aluno ser levado ao encantamento da leitura.

    ResponderExcluir