sábado, 1 de junho de 2013

Resolução de problemas: leitura, interpretação, compreensão e resolução.

Cursistas:  
José Antonio, José Oswaldo, Jussany, Kátia, Kleber, Leandro, Luzia


O trabalho com resolução de situações - problema tem grande importância no processo de ensino - aprendizagem de matemática e de outras disciplinas, já que o ser humano é desafiado a resolver problemas a todo o momento em seu dia a dia.

O ensino da matemática precisa estabelecer critérios de aprendizagem que contemplem as experiências vivenciadas pelos alunos e professores. Esse último por sua vez deve promover situações que despertem o interesse do aluno, tornando-o protagonista no processo de ensino e aprendizagem.(K. Antoniassi).
Nessa busca, o aluno aprende a montar estratégias, raciocinar logicamente e verificar se sua estratégia foi válida, o que colabora para um amadurecimento das estruturas cognitivas. A competência para resolver problemas não é exclusividade da Matemática, mas as habilidades e competências adquiridas no aprendizado dessa disciplina auxiliam muito o seu desenvolvimento.  
Com a prática da resolução de problemas nas aulas de Matemática, os alunos têm a oportunidade de desenvolver e sistematizar os conhecimentos matemáticos, dando significação aos conteúdos trabalhados. Isso, além de contextualizar os conteúdos estudados, poderá levar os alunos a aplicar e a entender a utilidade do que aprenderam, os problemas desafiam os alunos a utilizar o raciocínio, a lógica, o cálculo mental, a estimativa, ou seja, todos os seus conhecimentos e habilidades prévios na busca de uma resolução. (PROPOSTA CURRICULAR, 1992. P.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário