José Antonio, José Oswaldo, Jussany, Kátia, Kleber, Leandro, Luzia
O trabalho com resolução de situações - problema
tem grande importância no processo de ensino - aprendizagem de matemática e de
outras disciplinas, já que o ser humano é desafiado a resolver problemas a todo
o momento em seu dia a dia.
O
ensino da matemática precisa estabelecer critérios de aprendizagem que
contemplem as experiências vivenciadas pelos alunos e professores. Esse último
por sua vez deve promover situações que despertem o interesse do aluno,
tornando-o protagonista no processo de ensino e aprendizagem.(K. Antoniassi).
Nessa
busca, o aluno aprende a montar estratégias, raciocinar logicamente e verificar
se sua estratégia foi válida, o que colabora para um amadurecimento das
estruturas cognitivas. A competência para resolver problemas não é
exclusividade da Matemática, mas as habilidades e competências adquiridas no
aprendizado dessa disciplina auxiliam muito o seu desenvolvimento.
Com a prática da resolução de problemas nas aulas de
Matemática, os alunos têm a oportunidade de desenvolver e sistematizar os
conhecimentos matemáticos, dando significação aos conteúdos trabalhados. Isso,
além de contextualizar os conteúdos estudados, poderá levar os alunos a aplicar
e a entender a utilidade do que aprenderam, os problemas desafiam os alunos a
utilizar o raciocínio, a lógica, o cálculo mental, a estimativa, ou seja, todos
os seus conhecimentos e habilidades prévios na busca de uma resolução.
(PROPOSTA CURRICULAR, 1992. P.12).
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