Descritores de leitura
Ano: 2011
Turma: 5º Ano do Ensino Fundamental I
Turno: Vespertino
Duração do projeto: Durante a 2ª unidade.
Turma: 5º Ano do Ensino Fundamental I
Turno: Vespertino
Duração do projeto: Durante a 2ª unidade.
Finalidade: Trabalhar com descritores da Prova Brasil para que os alunos adquiram competência e habilidades necessárias a sua série.
Alinhamento: Metas -1 e 4
Área do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática
Justificativa:
Diante do número significativo de crianças que apresentaram dificuldades, em leitura, escrita e interpretação percebe-se a necessidade de trabalhar atividades referentes aos descritores da Prova Brasil, nas áreas de Língua portuguesa e Matemática. Na Língua Portuguesa será enfatizada questões referentes à leitura, compreensão de textos, relação entre textos, coerência e coesão, variação linguísticas e efeitos e sentido nos textos. Na área de Matemática trabalhar com questões relacionadas à espaço e formas, grandezas e medidas, números e operações.
Espera-se com esse trabalho contribuir para a melhoria da leitura, escrita compreensão e interpretação de textos e na resolução de problemas de modo significativo para os alunos, favorecendo na sua aprendizagem.
Objetivos:
· Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos;
· Estimular a leitura, a escrita, interpretação de textos e problemas matemáticos;
· Desenvolver a oralidade;
· Localizar e inferir informações explícitas e implícitas em um texto;
· Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
· Identificar o tema e distinguir um fato da opinião.
Metodologia:
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de:
- Trabalhar com descritores da Prova Brasil;
- Preparação de apostilas com textos e questões relacionadas aos descritores:
- Metas a serem alcançadas;
- Oficinas de leitura;
- Conversa com os alunos sobre a Prova Brasil;
- A necessidade de se prepararem para essa avaliação;
- Conversa com os pais de alunos sobre a Prova Brasil;
- Simulados (Língua Portuguesa e Matemática);
- História infantil e textos de diversos gêneros;
- Conversa dirigida a respeito da história e dos textos: interpretações, opiniões;
- Pedir que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
- Exercícios de fixação;
- Interpretação e compreensão de textos.
Pessoal envolvido:
Professora da turma, Alunos do 5º ano, Time de metas, Diretora, Vice-diretor e Coordenador.
Considerações Finais:
O projeto de Olho na Prova Brasil, busca de maneira simples e interativa, despertar o interesse, participação e a aprendizagem dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Acredita-se que o projeto seja bastante produtivo e viável, pois, a Prova Brasil além de avaliar a situação das redes de ensino brasileiras, também tem outra função que é nortear decisões administrativas e pedagógicas nas escolas através dos resultados e os educadores podem rever suas metodologias de ensino em busca da melhoria da aprendizagem dos alunos.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria Fundamental de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília. MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/INEP. Prova Brasil: avaliação do rendimento escolar.
REVISTA NOVA ESCOLA. PROVA BRASIL. Edição Especial nº 26, Editora Abril. São Paulo, ago. 2009.
POEMA: Uma forma de despertar o ato da leitura e da escrita
Finalidade: Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de texto.
Alinhamento: meta -1
Área do conhecimento: Língua Portuguesa
Duração: três meses
JUSTIFICATIVA:
Percebe-se que alguns alunos da 5ª série (6º ano), apresentaram algumas dificuldades com relação à leitura, interpretação e escrita no decorrer da l unidade. Com o intuito de estar melhorando esse problema, pretende-se realizar um trabalho que sensibilize os alunos a tomarem gosto pela leitura, favorecendo assim à melhoria no seu processo de aprendizagem.
Assim, o trabalho com poemas possibilita ao educando o contato com diferentes tipos de textos do gênero e seus diferentes autores, despertando no estudante o gosto pela leitura e melhorando consequentemente a interpretação, a oralidade e a escrita, já que a leitura e a declamação de textos poéticos permitem aflorar emoções e sentimentos e fazem com que o leitor sinta-se inserido no contexto, bem como, proporcionar momentos de descontração e prazer onde os estudantes poderão refletir sobre a própria vivência, interpretar a realidade e construir novos conhecimentos.
OBJETIVO GERAL:
- Melhorar o desenvolvimento do processo da leitura, escrita e interpretação de textos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Possibilitar que os alunos conheçam e trabalhem com diversos textos poéticos;
- Ampliar o conhecimento sobre gênero textual – Poema;
- Ler, analisar e interpretar textos literários – poema;
- Identificar as palavras desconhecidas e tentar descobrir seu significado pelo contexto;
- Analisar poesias, suas formas, características, emoções, etc.;
- Planejar uma produção textual com temática livre com a turma de, dentro do gênero em questão.
METODOLOGIA:
O projeto se desenvolverá por meio de poemas selecionados pelo professor e colocados na caixinha de leitura, em cada aula os alunos escolhem um texto para ser trabalhado, o mesmo será lido em voz alta pelo professor ou pelos alunos - conforme a organização do processo do dia - e a partir do poema escolhido o professor poderá trabalhar: leitura, interpretação, gramática, ortografia, produção de textos, dentre outros.
Para realização do projeto o professor deverá utilizar os seguintes passos:
- Apresentação da proposta do projeto;
- Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, sobre poemas;
- Discutir com os alunos sobre os conceitos de: POEMA, POETA, RIMAS, VERSOS e ESTROFES;
- Leitura de um poema feito pelo professor;
- Conversar sobre o tom de voz, postura e entonação para a leitura;
- Escolher poema para recitar na aula seguinte;
- Entregar cópia do poema para cada aluno;
- Disponibilizar livros de poesias para os alunos fazerem leitura.
CULMINÂNCIA:
Apresentação dos poemas pelos próprios alunos no pátio da escola.
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá a partir do desenvolvimento das atividades realizadas, da oralidade e do desempenho nas aulas.
RECURSOS:
RECURSOS:
- Caixinha de leitura;
- Poemas colados em papel colorido;
- Xérox dos poemas;
- Som;
- CD;
- Papel ofício;
- Varal didático.
Processo
Processo: Descritores em ação.
Alinhamento: Missão, Meta 1,2, 3 e7;
Finalidade: conhecer os descritores da língua portuguesa.
Passos:
· Apresentar a proposta para os alunos.
· Pedir que eles em dupla faca um caderno de gírias e palavras que falam diferentes.
· Tipos de linguagem;
· Trabalhar as expressões idiomáticas.
· Trabalhar com o descritor 1;
· Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
· Correção das atividades com questionamento;
· Avaliação da aula;
· Trabalho de casa assistir o jornal e escolher um assunto menos com noticias de violência;
· Fazer um relato;
· Trabalhar com o descritor 3;
· Leitura dos textos;
· Responder as interpretações.
· Trabalhar o descritor 5
· Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
· Correção das atividades com questionamento;
· Avaliação da aula;
· Trabalhar o descritor 16
· Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
· Correção das atividades com questionamento;
· Avaliação da aula;
· Trabalhar o descritor 4 e 6
· Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
· Correção das atividades com questionamento;
· Avaliação da aula;
· Trabalhar o descritor 15
· Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
· Correção das atividades com questionamento;
· Avaliação da aula;
Plano de Ação
Ações
|
Quem?
|
Quando?
|
· Apresentar a proposta para os alunos.
· Pedir que eles em dupla faca um caderno de gírias e palavras que falam diferentes.
|
Alunos e professora
|
29/08/2011
|
· Tipos de linguagem;
|
Alunos e professora
|
30/08/2011
|
Trabalhar as expressões idiomáticas
|
Alunos e professora
|
02/09/2011
|
· Trabalhar com o descritor 1;
|
Alunos e professora
|
0509/2011
|
· Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
· Correção das atividades com questionamento;
· Avaliação da aula;
|
Alunos e professora
|
06/09/2011
|
· Trabalho de casa assistir o jornal e escolher um assunto menos com noticias de violência;
· Fazer um relato;
|
Alunos e professora
|
09/09/2011
|
· Trabalhar com o descritor 3;
|
Alunos e professora
|
12/09/2011
|
· Leitura dos textos;
· Responder as interpretações.
|
Alunos e professora
|
13/09/2011
|
· Trabalhar o descritor 5
· Fazer a Leitura e interpretação dos
textos
· Avaliação da aula;
|
Alunos e professora
|
16/09/2011
|
· Trabalhar o descritor 5
· Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
· Correção das atividades com questionamento;
· Avaliação da aula;
|
Alunos e professora
|
19/09/2011
|
· Trabalhar o descritor 16
· Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
· Correção das atividades com questionamento;
· Avaliação da aula;
|
Alunos e professora
|
20/09/2011
|
· Trabalhar o descritor 4 e 6
· Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
· Correção das atividades com questionamento;
· Avaliação da aula;
|
Alunos e professora
|
26/09/2011
|
· Trabalhar o descritor 15
· Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
· Correção das atividades com questionamento;
· Avaliação da aula;
|
Alunos e professora
|
27/09/2011
|
Postado por Leandro
Nenhum comentário:
Postar um comentário