quarta-feira, 5 de junho de 2013

 
Descritores de leitura
Ano: 2011
Turma: 5º Ano do Ensino Fundamental I
Turno: Vespertino 
Duração do projeto: Durante a 2ª unidade.
 
Finalidade: Trabalhar com descritores da Prova Brasil para que os alunos adquiram competência e habilidades necessárias a sua série.  
Alinhamento: Metas -1 e 4
Área do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática

Justificativa:
Diante do número significativo de crianças que apresentaram dificuldades, em leitura, escrita e interpretação percebe-se a necessidade de trabalhar atividades referentes aos descritores da Prova Brasil, nas áreas de Língua portuguesa e Matemática. Na Língua Portuguesa será enfatizada questões referentes à leitura, compreensão de textos, relação entre textos, coerência e coesão, variação linguísticas e efeitos e sentido nos textos. Na área de Matemática trabalhar com questões relacionadas à espaço e formas, grandezas e medidas, números e operações.
Espera-se com esse trabalho contribuir para a melhoria da leitura, escrita compreensão e interpretação de textos e na resolução de problemas de modo significativo para os alunos, favorecendo na sua aprendizagem.
Objetivos:
·         Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos;
·         Estimular a leitura, a escrita, interpretação de textos e problemas matemáticos;
·         Desenvolver a oralidade;
·         Localizar e inferir informações explícitas e implícitas em um texto;
·          Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
·          Identificar o tema e distinguir um fato da opinião.
Metodologia:
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de:
  • Trabalhar com descritores da Prova Brasil;
  •  Preparação de apostilas com textos e questões relacionadas aos descritores:
  • Metas a serem alcançadas;
  • Oficinas de leitura;
  • Conversa com os alunos sobre a Prova Brasil;
  •  A necessidade de se prepararem para essa avaliação;
  • Conversa com os pais de alunos sobre a Prova Brasil;
  • Simulados (Língua Portuguesa e Matemática);
  • História infantil e textos de diversos gêneros;
  • Conversa dirigida a respeito da história e dos textos: interpretações, opiniões;
  • Pedir que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
  • Exercícios de fixação;
  • Interpretação e compreensão de textos.
Pessoal envolvido:
Professora da turma, Alunos do 5º ano, Time de metas, Diretora, Vice-diretor e Coordenador.
Considerações Finais:
O projeto de Olho na Prova Brasil, busca de maneira simples e interativa, despertar o interesse, participação e a aprendizagem dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática.  Acredita-se que o projeto seja bastante produtivo e viável, pois, a Prova Brasil além de avaliar a situação das redes de ensino brasileiras, também tem outra função que é nortear decisões administrativas e pedagógicas nas escolas através dos resultados e os educadores podem rever suas metodologias de ensino em busca da melhoria da aprendizagem dos alunos.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria Fundamental de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília. MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/INEP. Prova Brasil: avaliação do rendimento escolar.
REVISTA NOVA ESCOLA. PROVA BRASIL. Edição Especial nº 26, Editora Abril. São Paulo, ago. 2009.

POEMA: Uma forma de despertar o ato da leitura e da escrita
Finalidade: Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de texto.
Alinhamento: meta -1
Área do conhecimento: Língua Portuguesa
Duração: três meses

JUSTIFICATIVA:
 Percebe-se que alguns alunos da 5ª série (6º ano), apresentaram algumas dificuldades com relação à leitura, interpretação e escrita no decorrer da l unidade. Com o intuito de estar melhorando esse problema, pretende-se realizar um trabalho que sensibilize os alunos a tomarem gosto pela leitura, favorecendo assim à melhoria no seu processo de aprendizagem.
Assim, o trabalho com poemas possibilita ao educando o contato com diferentes tipos de textos do gênero e seus diferentes autores, despertando no estudante o gosto pela leitura e melhorando consequentemente a interpretação, a oralidade e a escrita, já que a leitura e a declamação de textos poéticos permitem aflorar emoções e sentimentos e fazem com que o leitor sinta-se inserido no contexto, bem como, proporcionar momentos de descontração e prazer onde os estudantes poderão refletir sobre a própria vivência, interpretar a realidade e construir novos conhecimentos.
OBJETIVO GERAL:
- Melhorar o desenvolvimento do processo da leitura, escrita e interpretação de textos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Possibilitar que os alunos conheçam e trabalhem com diversos textos poéticos;
  • Ampliar o conhecimento sobre gênero textual – Poema;
  • Ler, analisar e interpretar textos literários – poema;
  • Identificar as palavras desconhecidas e tentar descobrir seu significado pelo contexto;
  • Analisar poesias, suas formas, características, emoções, etc.;
  • Planejar uma produção textual com temática livre com a turma de, dentro do gênero em questão.
METODOLOGIA:
 O projeto se desenvolverá por meio de poemas selecionados pelo professor e colocados na caixinha de leitura, em cada aula os alunos escolhem um texto para ser trabalhado, o mesmo será lido em voz alta pelo professor ou pelos alunos - conforme a organização do processo do dia - e a partir do poema escolhido o professor poderá trabalhar: leitura, interpretação, gramática, ortografia, produção de textos, dentre outros.
Para realização do projeto o professor deverá utilizar os seguintes passos:
  • Apresentação da proposta do projeto;
  • Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, sobre poemas;
  • Discutir com os alunos sobre os conceitos de: POEMA, POETA, RIMAS, VERSOS e ESTROFES;
  • Leitura de um poema feito pelo professor;
  • Conversar sobre o tom de voz, postura e entonação para a leitura;
  • Escolher poema para recitar na aula seguinte;
  • Entregar cópia do poema para cada aluno;
  • Disponibilizar livros de poesias para os alunos fazerem leitura.
CULMINÂNCIA:
Apresentação dos poemas pelos próprios alunos no pátio da escola.
AVALIAÇÃO:
 A avaliação acontecerá a partir do desenvolvimento das atividades realizadas, da oralidade e do desempenho nas aulas. 

RECURSOS:
  • Caixinha de leitura;
  •  Poemas colados em papel colorido; 
  • Xérox dos poemas;
  • Som;
  • CD;
  • Papel ofício;
  • Varal didático.

Processo

Processo: Descritores em ação.
Alinhamento: Missão, Meta 1,2, 3 e7;
Finalidade: conhecer os descritores da língua portuguesa.

Passos:
·        Apresentar a proposta para os alunos.
·        Pedir que eles em dupla faca um caderno de gírias e palavras que falam diferentes.
·        Tipos de linguagem;
·        Trabalhar as expressões idiomáticas.
·        Trabalhar com o descritor 1;
·        Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;
·        Trabalho de casa assistir o jornal e escolher um assunto menos com noticias de violência;
·        Fazer um relato;
·        Trabalhar com o descritor 3;
·        Leitura dos textos;
·        Responder as interpretações.
·         Trabalhar o descritor 5
·            Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;
·         Trabalhar o descritor 16
·         Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·         Avaliação da aula;
·         Trabalhar o descritor 4 e 6
·         Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;
·         Trabalhar o descritor 15
·         Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;

Plano de Ação


Ações
Quem?
Quando?
·        Apresentar a proposta para os alunos.
·        Pedir que eles em dupla faca um caderno de gírias e palavras que falam diferentes.

Alunos e professora

29/08/2011
·        Tipos de linguagem;

Alunos e professora

30/08/2011
Trabalhar as expressões idiomáticas
Alunos e professora

02/09/2011
·        Trabalhar com o descritor 1;

Alunos e professora

0509/2011
·        Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;

Alunos e professora

06/09/2011
·        Trabalho de casa assistir o jornal e escolher um assunto menos com noticias de violência;
·        Fazer um relato;

Alunos e professora

09/09/2011
·        Trabalhar com o descritor 3;

Alunos e professora

12/09/2011
·        Leitura dos textos;
·        Responder as interpretações.

Alunos e professora

13/09/2011

·         Trabalhar o descritor 5
·         Fazer a Leitura e interpretação dos
textos
·        Avaliação da aula;


Alunos e professora

16/09/2011
·         Trabalhar o descritor 5
·            Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;

Alunos e professora

19/09/2011
·         Trabalhar o descritor 16
·         Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;

Alunos e professora

20/09/2011
·         Trabalhar o descritor 4 e 6
·         Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;

Alunos e professora

26/09/2011
·         Trabalhar o descritor 15
·         Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;


Alunos e professora

27/09/2011

Postado por Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário